expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Total de visualizações de página

sábado, 20 de agosto de 2016

VERMIFUGAÇÃO Canina


A verminose, doença causada pelos vermes, é muito comum e pode ocasionar sérios problemas e até mesmo o falecimento dos animais. A doença é muitas vezes difícil de perceber, mas muito comum nos animais de estimação. Mesmo os animais domésticos, sempre bem cuidados, estão expostos a esta doença. Os animais podem se contaminar pela água, alimentos, passeios e contato com outros animais. 

É preciso ter muita atenção pois alguns vermes  são transmitidos aos humanos portanto mais um motivo para manter a saúde do seu animal em dia. 

Os filhotes de cachorros estão mais expostos à contaminação de vermes devido à transmissão da progenitora na hora do parto ou ao amamentar.

Os vermes podem ser encontrados no intestino, coração, estômago, esôfago, pulmão e rins. Os mais comuns são os vermes que d o sistema gastrointestinal por isso os sintomas mais frequentes são a diarreia e o vômito mas vamos mencionar todos os sintomas que o seu cachorro pode apresentar para que fiquem atentos:

- Diarreia
- Vômito
- Perda de peso
- Fezes moles e/ou com sangue
- Dor abdominal
- O abdômen aumenta de volume
- Coceira na zona do bumbum
- Pelo sem brilho
- perda de apetite
- No caso se serem filhotes podem apresentar atraso no crescimento

O exame de rotina é fundamental  porque alguns animais não apresentam sintomas, principalmente quando a doença está no início, portanto a avaliação de um veterinário é importante. O veterinário fará um exame de fezes (coproparasitológico) e será dado o diagnóstico.

Os vermífugos e a quantidade de vezes por ano que o seu animal tem de ser vermifugado podem variar consoante variadíssimos fatores como a idade do animal, o peso, a raça, etc. mas o esquema de vermifugação habitual é o seguinte:

Filhotes:
 1ª dose aos 15 dias de vida, com reforço após 15 dias. Após este esquema, a vermifugação é mensal, até o sexto mês de vida. 

Adultos:
a vermifugação deve ocorrer de 4 em 4 meses ou no mínimo 2 vezes por ano.

Cachorras gestantes:
devem ser vermifugadas a partir de 45 dias de gestação. Posteriormente deve ser tratada simultaneamente com os filhotes, no 15º dia pós-parto.

Se você tiver mais animais em cada, sejam eles cachorros ou gatos,  eles devem ser vermifugados ao mesmo tempo para evitar a recontaminação. Não esqueça nunca de consultar o veterinário para ele receitar o mais adequado para cada um dos casos.

Atualmente existem vários vermífugos no mercado, com princípios ativos diversos e diferentes formas de aplicação: comprimido, comprimido mastigável, solução oral e aplicação tópica (pipetas).

Como dica adicional recomendamos higienizar sempre o local depois do animal defecar e sempre que vá passear com ele, e o seu animal resolver se aliviar na rua, não esqueça de sempre ir preparado com uma sacolinha e recolher da via pública. Animais e humanos agradecem!

Não esqueça de se inscrever no Blog e partilhar as vossas histórias sobre cada publicação que fazemos.
Dessa forma trocaremos experiências, soluções e poderemos ajudar muitas mais pessoas que estejam passando pelo mesmo.


Obrigado pela Visita.
Juntos na Luta!

Equipe #DescomplicaKão



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.