expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Total de visualizações de página

sábado, 27 de agosto de 2016

A IMPORTÂNCIA DO BANHO NO SEU PET


A necessidade de fazer uma publicação sobre o tema Banho & Higiene dos nossos cachorros foi exatamente a mesma das anteriores: ver o estado que o Bruce chegou a nossa casa depois da adoção (super sujo, com escamação da pele e até insetos tinha dentro das orelhas) e fazer entender uma vez mais que a partir do momento que levamos um animal para dentro de nossas casas temos o dever de o tratar com todo o cuidado e dedicação para que ele fique o mais saudável e feliz na nossa companhia.

Dar banho aos nossos companheiros de 4 patas não é somente uma questão de estética mas um cuidado de higiene e saúde que pode prevenir muitos problemas e, da mesma forma, garantir que o animal não tenha aquele odor intenso que é característico deles quando não tomam banho de forma adequada.

Este é mais um aspecto que deve ter em conta quando decidimos comprar ou adotar um cachorro: banhos são absolutamente necessários e existem igualmente regras para o fazer. Adquirir um cachorro não passa apenas por o alimentar e lhe dar água a cada dia, é muito mais que isso.

Cachorros que têm a pelagem mais longa vão necessitar igualmente de tosa periódica e os de pelo curto pode ser que na região das patinhas e do bum bum o pelo cresça mais do que o desejado então necessitarão de uma tosa higiênica nessas áreas proporcionando desta forma que no caso das patinhas, o cachorro tenha mais aderência ao pisar no chão e ao mesmo tempo não entrem pulgas ou carrapatos entre as almofadinhas das patas que serão bem mais difíceis de identificar e são bastante nocivas aos animais se forem engolidas, e na zona do bum bum vai facilitar a higiene do animal para que as fezes não fiquem presas ao pelo.

Por outro lado, tem sempre o lado reverso da medalha como em tudo na vida. Existem donos que pecam pela exagerada higiene do seu patudinho e insistem em que o animal cheira a cachorro resolvendo dar banhos de forma excessiva quase todos os dias.
Mais uma vez tenho de insistir na máxima: Animais não são gente e têm necessidades diferentes nas mais diferentes áreas.
Cão cheia a cão, gato cheira a gato, vaca cheira a vaca... faz parte da natureza! Tudo o que é excesso é nocivo e desequilibrado, e o banho não foge à regra.
Tanto a falta do banho como o excesso podem expô-los a doenças muito sérias e difíceis de tratar.

As necessidades dos banhos variam de cachorro para cachorro segundo o meio ambiente em que se encontram, o tamanho do pelo e até da estação do ano em que nos encontremos.

Nós aqui em casa damos banho ao Bruce uma vez por semana no verão e de 15 em 15 dias ou até de 3 em 3 semanas no inverno, visto que ele é um cachorro que está sempre em casa conosco, tem pelo curto e não tem um jardim para se andar esfregando pelo gramado ou mesmo cavando buracos no chão. Quando vamos com ele para algum local onde isso acontece o banho torna-se necessário antes das 3 semanas por uma questão de higiene e segurança.

De qualquer forma vou deixar algumas dicas que são básicas ao fazer a higienização deles caso você prefira dar o seu banho em casa como nós fazemos:

- a temperatura da água deve ser sempre morna, mesmo no verão, para evitar choques térmicos

- usar sempre produtos veterinários, jamais produtos humanos nem sabão neutro ou de qualquer espécie porque vai ressecar a pele do seu cachorro originando coceira ao animal e outras doenças dermatológicas

- Esfregar bem todas as áreas do animal

- Tente dar uma massagem durante o banho no animal para ele associar o banho a uma coisa agradável e não a um castigo (muitos animais não gostam de tomar banho)

- Não esquecer a escovação do pelo depois do banho. A escovação deve ser diária mas nos banhos torna-se essencial para retirar além da água em excesso e também os pelos mortos que se soltam naturalmente depois do banho.

- Seque o seu animal primeiramente com uma toalha e depois fica a opção de terminar a secagem ou com um secador ou deixar que ele se seque ao natural, lembrando sempre que deve ser evitada a secagem ao sol por causa dos choques térmicos e queimaduras no couro cabeludo nos casos dos animais com pele mais sensível.

- Por último vem o cuidado a ter com as orelhas deles. Se o seu animal tiver orelhas curtas e que seja mais fácil entrar água nelas com os banhos, coloque sempre umas bolinhas de algodão para proteger e não causar otites com a entrada da água nos canais auditivos. Se as orelhas deles são mais longas pode não se tornar necessária esta prática a menos que o animal se mova muito durante o banho e seja difícil de controlar.
Mais uma vez use sempre produtos veterinários e pode usar e abusar na limpeza das orelhas porque por mais profundo que você limpar jamais conseguirá chegar ao tímpano pois ele é muito profundo e faz no fundo da orelha um “L”, não permitindo que nós o possamos machucar.


- Como opção pode colocar um reforço de spray anti-pulgas e uma colônia para animais que pode encontrar facilmente nas Pet Shops. Mais uma vez salientamos que jamais utilize produtos para humanos pois pode causar danos graves na pele dos animais.

Se quiser se inscrever no nosso Blog é uma maneira de dizer que você aprecia e valoriza nosso conteúdo. Não custa nadinha, só um clique nos "Seguidores do Blog".

Não esqueça de se inscrever no Blog e partilhar as vossas histórias sobre cada publicação que fazemos.
Dessa forma trocaremos experiências, soluções e poderemos ajudar muitas mais pessoas que estejam passando pelo mesmo.


Obrigado pela Visita.
Juntos na Luta!

Equipe #DescomplicaKão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.