expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Cuidado com os CALOS do seu Pet


Geralmente os calos são comuns em cachorros de raças grandes ou muito pesados mas os cachorros muito magros e desnutridos, podem igualmente vir a desenvolver calos nas patinhas.

As zonas do corpo em que os calos mais aparecem são os cotovelos, calcanhares, a lateral das pernas, joelhos, partes do peito e da bacia, mas o nosso cachorro tinha igualmente esses calos no bum bum, donde se concluiu que ele teve longos períodos de tempo acorrentado, sem se poder movimentar e num local onde o piso era absolutamente desapropriado.

Quando fomos adotar o Bruce os problemas a olho nu eram evidentes mas quando fomos investigar mais a fundo, com a ajuda de um veterinário, a situação ficou bem mais complicada do que pensávamos e tivemos de estabelecer metas para o tratar por prioridades.Depois da vermifugação e vacinação os calos eram a maior urgência... e haverá muito mais caminho a precorrer pela frente. Mas falemos hoje dos calos.

Foi diagnosticado Piodermite e bernes nos calos do Bruce, com riscos de que se não fosse tratado imediatamente avançar para um Higroma, ou seja, o nosso cachorro acabado de adotar, poderia ficar sem as patinhas da frente ou até mesmo morrer.

Este é o principal objetivo do DescomplicaKão. Que os animais e os seus adotantes não passem o mesmo que nós ou se passarem por uma situação parecida saberem como proceder.

Para melhor identificarem as complicações que os calos possam apresentar além da dificuldade de movimentação vamos distinguir muito rapidamente quais os problemas que podem afetar os nossos patudinhos:

Piodermite — inflamação do calo. Libera pus e sangue. O veterinário receita antibiótico e/ou anti-inflamatório.

Fibrose — se, depois de formado, o calo continuar a sofrer alterações sendo comprimido sobre piso inadequado, a pele degenera ainda mais. O calo aumenta e fica mais duro. A indicação é retirá-lo por cirurgia porque não dá mais para tratá-lo.

Higroma — outra possível complicação, se o cão com calo continuar a deitar em piso impróprio, é o acúmulo excessivo de liquído nas articulações. O veterinário opta por retirar o líquido por meio de punção. Se o líquido estiver infectado (ocorre quando o mal se encontra em fase avançada), é preciso interromper sua produção por meio de uma cirurgia delicada. Se não tratado, o higroma tende a avançar para a perna e causar gangrena e necrose. Para evitar a morte do cão, nesses casos só resta amputar o membro afetado.

Flegmão — o calo inflama e um grande inchaço se forma em torno dele, disseminando-se por todo o membro, devido à formação de uma secreção interna, logo abaixo da pele. Para retirá-la é feita uma drenagem e o cão é tratado com antibiótico e diuréticos. Se não houver tratamento, o mal evolui para gangrena e necrose, exigindo amputação.

Bicheiras e bernes — moscas atraídas pelo pus e sangue das complicações causadas pelos calos depositam ovos sob a pele dos cães. Retiradas as larvas, passa-se cicatrizante e bactericida nas feridas e, para afastar as moscas, usa-se spray repelente.

O melhor a se fazer é evitar todo esse processo doloroso logo quando começa a surgir e o mais básico é não permitir que ele descanse ou durma sobre superfícies duras. Nestes casos, o ideal é adquirir uma caminha apropriada para seu animal. Caso você não tenha dinheiro para adquirir uma ou espaço para coloca-la, uma alternativa é oferecer ao cão um pequeno edredom, um cobertor, um colchonete ou até almofadas maiores para que ele se deite sobre elas. Como podem ver não é uma questão de ter ou não ter muito dinheiro mas uma questão de descuido e falta de consciência. Normalmente impedir que o cão deite sobre superfícies ásperas e duras já resolve o problema.

Se vocês, tal como nós, não tiveram a possibilidade de tratar o animal desde pequeno e poder cuidar conscientemente dele, levem o patudinho imediatamente ao veterinário e tratem conforme a avaliação e diagnóstico.

Se perceberem que a coisa não é tão séria, que se trata apenas de um começo de calosidade nas regiões mais normais de acontecer nos animais mais pesados ou mais sedentários, vale a prevenção. Existem no mercado vários cremes, óleos e sprays para passar nas zonas de calosidades que vão fazer desaparecer ou atenuar esse problema que à primeira vista pode não ser nada grave mas que, como viram, pode trazer consequências bem sérias.

Caso queiram, como prevenção e continuação do processo de hidratação e que não fica tão caro como os produtos Pet, podem perfeitamente passar todos os dias uma vaselina líquida ou mesmo um óleo de amêndoas doces. Não é tóxico para o animal e ele agradecerá.

Não esqueça de se inscrever no Blog e partilhar as vossas histórias sobre cada publicação que fazemos.
Dessa forma trocaremos experiências, soluções e poderemos ajudar muitas mais pessoas que estejam passando pelo mesmo.


Obrigado pela Visita.
Juntos na Luta!

Equipe #DescomplicaKão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.