expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

CASTRAÇÃO DOS NOSSOS PETS


A castração do nosso cachorro foi uma das primeiras a ser tomada. Visto ele ter vindo com bastantes problemas e não o termos adotado para procriação, depois de 15 dias de estar conosco, optamos por fazer a cirurgia.
Sempre que tomamos decisões acerca de qualquer assunto temos o cuidado de pesquisar e nos informar junto de pessoas e fontes competentes sobre os pós e contras e, com alguma surpresa, verificamos que a castração ainda é um assunto bastante polemico para muita gente.

Ainda se associa a Castração à imagem de cães gordos e apáticos, mutilação do animal, cirurgias cruéis e desnecessárias, etc.. e isso tudo está muito errado! Por essa razão resolvemos fazer esta publicação desvendando os mitos e verdades sobre este processo e igualmente fazer entender a necessidade da castração nos nossos animais e até mesmo, se você tiver um coração generoso, levar animais de rua (sem que isso ofereça perigo para você) para as campanhas que existem todos os anos de castração oferecidos por cada Estado do Brasil.

No caso das cachorras a Esterilização é chamada Ovariohisterectomia (retirar o útero e ovários) e no caso dos cachorros, Orquiectomia (retirar os 2 testículos).
A Vasectomia (interrupção da passagem dos espermatozoides, o animal acasala mas não é fértil) também é feita nos cachorros mas não foi a nossa opção por vários motivos que vamos mencionar mais adiante.

Motivos para castrar o seu animal:

- A castração é indicada principalmente para a prevenção de doenças como tumores na próstata, nas maminhas e no útero. Ao prevenir doenças, o procedimento reduz a chance de cirurgias na velhice, quando o risco é maior.

- Animais jovens castrados têm igualmente menor probabilidade de desenvolver um comportamento agressivo, agitado e territorial ou no caso de já serem adultos de diminuir ou acabar com estes comportamentos.

Assim, vale a pena considerar este assunto avaliando sempre junto com o veterinário.

Mitos e Verdades sobre a Castração/Esterilização

A Castração engorda os animais

Falso.
A castração pode causar aumento do apetite, mas se a ração for controlada e o exercício físico se mantiver todos os dias não haverá esse problema. A obesidade pós castração é causada, na maioria das vezes, pelo dono e não pela cirurgia.

A Castração deixa o animal apático
Falso.
O animal fica apático após a castração somente por 1 ou 2 dias devido ao efeito da anestesia. Após isso só acontecerá essa diminuição de atividade se o animal engordar e não puder fazer as atividades como antes. Vale ressaltar que os animais com o passar da idade tornam-se menos ativos mas isso tem a ver com a idade deles e não com a castração.

A castração é uma cirurgia cruel que mutila os animais
Falso.
A cirurgia de castração é simples e rápida (15 minutos mais ou menos) e o pós operatório bastante tranquilo se for bem feita. Antes da cirurgia começar, seu animal irá receber uma anestesia. Ela mantem seu cachorro parado, dormindo, e completamente sem dor durante a operação. Não há nenhuma consequência maléfica para o animal que continua a ter vida absolutamente normal.

A castração evita o câncer
Verdadeiro.
Os machos forem castrados diminui praticamente a zero as chances de ter problemas em próstata (aumento, cistos ou câncer).
As fêmeas castradas antes de 1 ano de idade, têm uma hipótese bastante reduzida de desenvolver cancro de mama na fase adulta e a possibilidade de cancro de mama é praticamente zero quando a castração ocorre antes do primeiro cio.

O macho castrado não tem interesse pela fêmea
Falso. Os castrados continuam a ter interesse por fêmeas, embora ele seja menor comparado a um animal não castrado. Se o macho é castrado e encontra uma fêmea com cio, ele pode chegar a cruzar com ela normalmente, somente não existe a fecundação.

A castração evita que os machos façam xixi por toda a casa
Verdadeiro.
Uma característica dos machos é marcar o território com a urina. Se o macho for castrado antes de uma ano de idade, ele não marcará o território na fase adulta e mesmo quando castrados na fase adulta esse hábito desaparecerá com o tempo.

Deve-se castrar a fêmea somente após ela ter tido crias
Falso.
Ao contrário do que alguns pensam, a cadela não fica "frustrada" ou "triste" por não ter tido crias. Mais uma vez essa é uma característica humana que não se aplica aos animais.

Devemos castrar os machos somente para prevenir o câncer
Falso.
Castrar os machos vai evitar igualmente que eles fujam dos seus territórios ou mesmo nos passeios com os donos. Vai evitar aqueles desconfortos dos cães "agarrando" em pernas ou braços de visitas, o xixi fora do lugar, a agressividade motivada por excitação sexual constante gerando a sua frustração, o aumento do número de animais de rua e igualmente, voltando a falar de saúde, a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxofemoral, catarata juvenil, etc.. (em animais que tiveram o diagnóstico dessas e outras doenças).
Para finalizar vale ressaltar que estudos recentes revelam que a expectativa de vida dos cães castrados é maior do que para os não castrados. Os cães machos castrados, em geral, vivem aproximadamente 14% a mais.

Não esqueça de se inscrever no Blog e partilhar as vossas histórias sobre cada publicação que fazemos.
Dessa forma trocaremos experiências, soluções e poderemos ajudar muitas mais pessoas que estejam passando pelo mesmo.


Obrigado pela Visita.
Juntos na Luta!

Equipe #DescomplicaKão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.