expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

IMPORTÂNCIA DAS CAMINHADAS COM O SEU CÃO


As caminhadas com o seu cachorro são importantes para que o peludo sinta-se conectado com o meio ambiente. Quando caminha com o tutor, o cão tem a chance de realizar uma atividade que condiz com o que os seus instintos que são cheirar, ouvir e ver sempre coisas novas. Isso não acontece quando o seu meio ambiente são somente as casas ou mesmo jardins ou terraços das mesmas. Para eles são como prisões, canis com aspecto de palácios, mas não deixam de ser canis, ou seja, lugares onde eles não têm possibilidade de conhecer coisas novas a cada dia e assim trabalharem o seu equilíbrio.

Podemos lembrar de como funcionam as matilhas de lobos... as regras são quase as mesmas para os cães domésticos, exceto pelas modificações que ocorreram devido à domesticação, mas que não interferem em absolutamente nada na necessidade das caminhadas dos nossos Pets.

A necessidade de caminhada do seu parceiro vai variar consoante a raça, idade e energia. Raças mais fortes e cães hiperativos, por exemplo, precisam de passeios de pelo menos 1 hora por dia para gastar de energia acumulada evitando frustrações e desequilíbrio do animal. Para cachorros menores que apresentam comportamento mais calmo, uma caminhada de 30 minutos por dia pode ser suficiente.
Caso veja que o seu animal mesmo assim não ficou tranquilo e necessita mais exercício existem, por exemplo, mochilas para animais que podem ser colocadas no seu dorso e fazer que ao mesmo tempo eles exerçam funções de trabalho que eles adoram e igualmente o seu tempo de caminhada seja equivalente ao dobro do tempo gasto, ou seja, uma caminhada de 1 hora equivale a 2 horas, sendo que o peso dessas mochilas não podem superar os 10% do peso do animal.

Com essas caminhadas o seu animal vai trabalhar:

A Ligação com o dono:
É só na caminhada que a ligação entre o dono e o cão é fortalecida. Para o dono, o período da caminhada pode não ser sentido com tanta intensidade mas para o cão, é um momento que representa um tempo importante dedicado à companhia do dono que ele considerará como líder da matilha. Para cães que apresentam ansiedade ou problemas relacionados com a mesma irá começar a notar-se que com a continuação o animal ficará mais dócil na rua, obediente, calmo e submisso.

Dominância e agressividade no Lar:
A causa deste comportamento muitas vezes ocorre por erros do próprio dono, que não sabe a forma de impor-se corretamente como líder da matilha. Durante a caminhada o cão sente que precisa confiar na pessoa que está com ele e sendo guiado pelas ruas ele aprende a respeitar o humano que o acompanha. Porém nunca deixe o cão andar na sua frente e não permita que o animal desvie-se do foco da caminhada senão o resultado pode ser exatamente o contrário.

Actividade física é essencial e é a melhor forma de evitar doenças
Não são só os humanos que precisam se exercitar para prevenir doenças do coração, diabetes e outros problemas agravados pelo sedentarismo. Os cães possuem a mesma necessidade e devem esticar as patas para garantir a longevidade.
As brincadeiras em parques ou jardins também é válido como atividade física, mas não possui o mesmo efeito da caminhada. Um excita o outro lhe vai trazer serenidade... cada coisa em seu lugar, ou seja, pode fazer as duas coisas quando for passear com o seu animal mas nunca substituir uma caminhada por exercícios de brincadeira.

Estresse nos animais
Ansiedade, estresse, frustração e agressão não são naturais no mundo animal.Eles são adquiridos devidos aos maus hábitos e à falta de limites que o ser humano transmite aos seus cachorros, muitas vezes sem se dar conta nem com intenção de o fazer.
Depois de um longo passeio, o animal vai se sentir relaxado e aliviado, estado que não haverá nem espaço nem tempo para ele desenvolver esses sintomas ou comportamentos menos desejados.

Regras e Limites
As caminhadas precisam ser reguladas e ocorrer sempre nos mesmos horários, para permitir que haja uma rotina no cão. Caminhar com o cão é um importante passo na formação da disciplina do animal e, através de uma rotina equilibrada e disciplinada, o cachorro pode perder hábitos indesejados e ter uma vida feliz. Não esqueça jamais de no verão evitar ao máximo passear com ele nas horas de maior calor pois as suas patas são bastantes sensíveis e podem desenvolver lesões sérias. O ideal é caminhar com ele ou logo pela manhã bem cedo, no final da tarde ou à noite.
Como dica para verificar se o seu animal suporta o calor do chão na rua você só tem de se descalçar e pisar no chão durante 10 segundos seguidos... se você aguentar com facilidade o seu animal também o fará.


Como última reflexão me cabe dizer que não só os cães mas igualmente os donos serão beneficiados com esta atividade. Todos nós estamos de acordo que a rotina diária do trabalho, casa, compromissos familiares, etc. são exercidas por todos nós sem possibilidade de descanso e a maioria das vezes sem tempo para momentos lúdicos, então a caminhada diária com o seu cachorro fará com que ambos relaxem e ao mesmo tempo se exercitem fisicamente beneficiando a saúde e mente de ambos.

Não esqueça jamais de ficar atento a respiração do seu companheiro de 4 patas e sempre leve água nos passeios.

É importante também, deixar que animal socialize com outros animais em parques com o devido cuidado de sempre observar o comportamento deles e evitar brigas, claro.

Se você não tem tempo para os exercícios dele, pense em pedir a alguém de sua inteira confiança para passear com ele ou contratar um profissional Dog Walker.

Os benefícios são diversos e você perceberá uma melhora no humor, disposição, relacionamento do cão e musculatura do seu animal.

Não esqueça de se inscrever no Blog e partilhar as vossas histórias sobre cada publicação que fazemos.
Dessa forma trocaremos experiências, soluções e poderemos ajudar muitas mais pessoas que estejam passando pelo mesmo.


Obrigado pela Visita.
Juntos na Luta!

Equipe #DescomplicaKão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.