expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

PORQUE PARECE QUE O MEU CÃO NÃO ME OUVE?


Tem vezes que parece que o seu cão finge não estar ouvindo os seus comandos e isso além de começar a ser frustrante, tem muitas vezes pode ser igualmente bastante perigoso. Afinal de contas o fato do seu cão não fazer o que você pede e não responder prontamente a comandos não é só sinônimo de desobediência no qual ele não querer a dar a pata, rolar, pegar uma bola ou vir até você quando você pede.
Ensinar a eles comandos básicos é um gesto de amor e cuidado. O seu cão estará mais protegido quando aprende a obedecer ajudando-o a ficar fora de brigas com outros animais, não comer nada do chão para não correr o risco de pegar doenças ou ser envenenado, no caso se ele se soltar da guia acidentalmente não correr o risco de ser atropelado, etc.

Nem sempre é tão fácil fazer com que ele aprenda rápido e menos ainda que ele obedeça toda a vez que você lhe der um comando mas existem alguns truques para que isso comece a mudar e quando mais rápido isso acontecer mais saudável e segura será a relação dele com você e com o ambiente que o rodeia.

NÃO DEPENDA DE COMANDOS VERBAIS
Que cães não entendem idiomas já todos sabemos e estamos de acordo, então se seu cão parecer que não está ouvindo você, considere o o fato de você ter associado a palavra, gesto ou energia errada e ele ter associado isso à ordem que você deu ou à mensagem que lhe tentou passar. Pequenas mudanças, às vezes até imperceptíveis para nós humanos, afetam a sua capacidade de comunicar plenamente e enviar mensagens a eles.

SEJA COERENTE
Se você tentar ensinar várias coisas ao mesmo tempo vai gerar confusão na mente dele e ele não vai entender o que você quer.
Se existir mais alguém além de você em casa, o conselho é de se sentarem e discutirem as regras e limites para o seu cão para que todos façam o mesmo até o cão já saber obedecer. Só depois passe para o seguinte comando ou tarefa.

FAÇA ELE GASTAR A ENERGIA REPRIMIDA
Quando seu cachorro está ansioso o seu único foco é fazer algo para liberar toda a energia reprimida e nesses momentos, não se iluda, ele não o vai escutar e menos obedecer até o conseguir.
Uma longa caminhada diária drenará toda a energia acumulada do seu cão e em seguida será bem mais fácil ele prestar atenção a você e a tudo o que lhe for pedido.

DOMINE AS SUAS ENERGIAS
Se você é agitado, nervoso ou simplesmente não está fazendo a coisa da forma certa, quando dá uma ordem ao seu cão, além dele captar de imediato a sua energia, ele pode entender as suas palavras de forma errada e fazer exatamente o contrário do que você está pedindo e acabamos por não saber exatamente o porquê.
Muitas das vezes pensamos que estamos fazendo tudo certo mas só alguém que está de fora nos pode dar a dica que nos faltava ou que nos está escapando.
Neste caso a formula é exatamente como no mundo dos humanos:
Não importa o que se fala, mas como se fala!
Na maior parte das vezes nem são precisas palavras, uma atitude certa mudará tudo!
Fale com alguém que entenda do assunto sobre o que está acontecendo, faça um vídeo para você mesmo e depois observe, mude a tática até achar a que dá certo, mas nunca deixe de tentar.

VOLTANDO AO INÍCIO
Cada vez que ensine uma coisa nova para o seu cão nunca deixe de repetir os outros comandos que ensinou anteriormente.
A prática leva à perfeição e relembrar os anteriores nunca vai ser demais.

OBSERVE O ESTADO EMOCIONAL DO SEU CÃO
Mesmo depois de você ter passeado com ele não obedece ao seu comando? Isso pode acontecer pelo fato de ele apesar de já estar sem energia acumulada estar sendo afetado por acontecimentos exteriores como por exemplo uma reivindicação de território ou apenas proteção dos seus donos de gente estranha ao seu convívio. Isso é usual acontecer. E mais uma vez é você que vai ter de lidar com isso e não ele. Vai ter de aprender como contornar ou solucionar esses problemas para que a comunicação chegue ao seu grau mais pleno. Se sozinho não conseguir solucionar o problema de nenhuma forma, quer seja conseguindo que ele obedeça a comandos ou por soluções estratégicas, terá de começar a pensar em pedir ajuda e contratar um profissional.

Jamais esqueça que a forma de lidar com os problemas do comportamento dos animais nunca será admitida a violência física ou verbal. Eles jamais entenderão e só irá agravar o problema.

Não esqueça de se inscrever no Blog e partilhar as vossas histórias sobre cada publicação que fazemos.
Dessa forma trocaremos experiências, soluções e poderemos ajudar muitas mais pessoas que estejam passando pelo mesmo.


Obrigado pela Visita.
Juntos na Luta!

Equipe #DescomplicaKão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.