expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Total de visualizações de página

domingo, 4 de setembro de 2016

BRINCAR COM O SEU CÃO É ESSENCIAL


Além das caminhadas diárias que são essenciais para o cachorro gastar a energia acumulada, também as brincadeiras diárias com eles são muito importantes para manter o seu cachorro saudável tanto a nível físico e cognitivo. Os dois em conjunto vão fazer com que o cachorro não sinta frustração pela ansiedade, estresse ou mesmo evitar que o animal caia em depressão. Sim, também os animais podem se tornar depressivos ao se sentirem entediados.

Os brinquedos para eles são uma forma de os divertir e ao mesmo tempo cuidar da sua saúde.

Existem cachorros que passam muitas horas sozinhos em casa então os brinquedos vão proporcionar a eles tanto entretenimento como servir de companhia durante a ausência dos donos.

Existem diferentes tipos de brinquedos, cada um com uma função e características, assim devemos escolher para eles os adequados para a sua idade, peso e tipo de mordedura do animal e objetivo do brinquedo.

BRINQUEDOS DE PUXAR

Quando falamos de brinquedos para puxar estamos falando de brinquedos de corda, onde o cachorro puxa de um lado e nós do outro. É necessário ter em atenção que estes brinquedos devem ser evitados quando o cachorro tem inevitavelmente mais força que vocês e ainda não entendeu quem manda na sua casa, ou seja, quem é o líder. Se ele não obedecer ao comando “solta” quando necessário não deve ser utilizado.

Estes brinquedos também servem para dois cachorros brincarem um com o outro. Da mesma forma, mesmo que o cachorro seja amigável, você deve estar sempre por perto para se certificar que não ultrapassam os limites e originem brigas entre eles.

BRINQUEDOS DE BUSCA

Este tipo de brinquedos permite reforçar o vínculo com o nosso cachorro e começar a praticar um adestramento básico que você mesmo pode ensinar como o “busca”, “solta”, “senta” e “fica”.
Se quiserem e para que dê mais resultado desde as primeiras vezes, coloque um pouco de petisco nos brinquedos ou simplesmente esfregue o petisco no brinquedo para que fique o odor. O instinto de busca ficará mais apurado e a brincadeira resulte duma forma mais agradável e compensadora para ele.

BOLAS: Podem ser bolas de borracha, de silicone ou mesmo as de tênis convencionais desde que não pesem muito e sejam bem flexíveis.
Se o seu cachorro costuma estragar as bolas convencionais que vemos frequentemente nos Pet Shops então não são a melhor opção... pelo menos no nosso caso não foi.
Até que um dia ele achou a bola do dono de futebol de salão, bem maior que as convencionais, adotou e não largou mais. Ele morde e amachuca, atira ao ar mas a bola mas depois ela volta a encher. Funcionou demais. rsrs

DISCOS: Há que ter cuidado para que sejam de borracha resistente, pois o plástico podem ser perigosos e prejudicar os seus dentes, gengivas e até o trato digestivo se forem partidos e engolidos. Estes discos são apenas para quando estivermos brincando com eles devendo ser retirados logo após a brincadeira.

DISPENSADORES DE ALIMENTOS

Os dispensadores de alimentos são brinquedos ao mesmo tempo de entretenimento e de inteligência fazendo com que eles se distraiam e aumentem a capacidade de concentração e cognição.
São também excelentes para distraí-los quando você tem de se ausentar de casa, não se sintam tão sozinhos e não sofram tanto da ansiedade de separação.
Normalmente temos de ajudá-lo a entender a brincadeira nas primeiras vezes até ver que pegam no prêmio e que o fazem sozinhos sem a nossa ajuda.

Existem vários disponíveis como o Kong, o Kong Osso ou a Bola Dispensadora, mas se não tiver dinheiro para comprar os convencionais que existem nos Pet Shops pode perfeitamente encher uma garrafa Pet pequena de ração e deixar ele descobrir como tirar cada pedacinho de ração pelo gargalo da garrafa ou fazendo um furinho de lado protegido com fita isolante para não machucar o animal.

BRINQUEDOS MORDEDORES

Os brinquedos mordedores costumam ser feitos de borracha dura de alta resistência “supostamente” inquebrável. São feitos para que o cachorro brinque sozinho com eles e se mantenha tranquilo. Ao serem difíceis de quebrar são ideais para a maioria dos cachorros.

Mais uma vez por incrível que pareça com o nosso cachorro não resultou. rsrs Em umas horas já estavam destruídos, ele tentando comer a borracha e eu metendo a mão na boca dele para retirar os pedaços. Então foi descartado mais uma vez esse tipo de brinquedo e fizemos um substituto de corda macia, com nós bem fortes que vulgarmente são chamados de brinquedos de puxar como vimos acima, só que este ele adora morder e está intacto faz muito tempo. Acaba por servir como um brinquedo de puxar, de morder e até de brincar sozinho atirando ele no ar e ir pegar de novo como se fosse um disco voador, o que é ótimo.

A mensagem que queremos passar com esta publicação é que embora devamos procurar brinquedos que se adaptem às características físicas do seu cachorro e à sua finalidade, é importante e fundamental entender a personalidade dele e mostrar que não existem regras rígidas para cada tipo de animal como se fossem receitas de bolo, iguais para todos. Cada cachorro tem o seu temperamento e as suas preferências por alguma razão, então fiquemos atentos e observem o tipo de brinquedo que ele gosta que seja viável e que lhe traz maior prazer.
Se não encontrar nos Pet Shops então meta a mão na massa e faça como nós... nos transformamos em fabricadores de brinquedos para o nosso cachorro. rsrs

Existem também cachorros que ficam fascinados com as BOLINHAS DE SABÃO que normalmente podemos fazer apenas enchendo um copinho com detergente e sopramos com um canudinho.
Nós utilizamos o xampu especial para cachorro que não arde nos olhos e para ter a certeza que não é tóxico, embora as bolinhas normalmente explodam antes de ele as conseguir morder. Rsrs

Fizemos um vídeo para que vejam do que estamos falando que não precisamos gastar rios de dinheiro para entreter os nossos animais e lhes proporcionar uma brincadeira saudável e feliz.

https://www.youtube.com/watch?v=xxnv14Js8_4

Por último pode esquecer o ideal da casa arrumadinha na hora da brincadeira e até retirar alguns objetos mais preciosos da área que sabe que vai haver o frenesim, principalmente com cachorros de maior porte. Casa arrumada e hora do recreio não são compatíveis. Cachorro adora uma bagunça na hora do vale tudo com os seus brinquedos. rsrs

Não esqueça de se inscrever no Blog e partilhar as vossas histórias sobre cada publicação que fazemos.
Dessa forma trocaremos experiências, soluções e poderemos ajudar muitas mais pessoas que estejam passando pelo mesmo.


Obrigado pela Visita.
Juntos na Luta!

Equipe #DescomplicaKão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.